Lunar Auto Táxi
Rua Toriba, 171, Vila Leme | São Paulo - SP | (11) 6965-7266

HISTÓRIA


No Brasil, até meados do século passado, era comum ver nas cidades charretes e carroças de aluguel. Ainda hoje, essa modalidade de transporte de passageiros convive com o tráfego moderno, na maioria das vezes, em serviços turísticos.
Objetivamente, o serviço de táxi, como hoje é conhecido, só passou a existir após a aplicação de taxas calculadas pelo taxímetro que, aliás, foi desenvolvido em 1558 pelo médico francês Jean Hemel.
Em São Paulo, o serviço existiu desde o século XIX. A princípio um carro de aluguel pertencia a uma pessoa, mas no final da década de 50, muitos proprietários já tinham mais que um táxi, formando pequenas frotas. A atividade passou a exigir algum controle do serviço público. Em 11/07/1969, a Cidade ds São Paulo editou a Lei nº 7.329, regulamentando a exploração de frotas de táxis.

Foi nessa época que alguns motoristas de táxis se juntaram para fundar a Lunar Auto Táxi Ltda.

Conhecida como “Lei dos Táxis”, a Lei 7.329/69 obrigou frotistas a se converterem em pessoas jurídicas. A Administração Pública conferia um Termo de Operação e exigia que as Frotas tivessem, de início, 15 veículos e que chegassem ao mínimo de 40 táxis no prazo de 5 anos . De início, surgiram 237 empresas, majoritariamente microempresas familiares. Cinco anos depois restavam 130 e agora são 58. Atualmente na cidade de São Paulo, existem cerca de 38 mil táxis. Desse total, cerca de 4 mil são de Frotas e o restante pertence a motoristas autônomos.


Pelos Anos


Carro Muito Antigo
Desde os primórdios da civilização, os homens são transportados por alguma espécie de veículos de aluguel
Antigo DKW Vemag
Um veículo que serviu de táxi por muito tempo nas cidades brasileiras
Primórdios do Automóvel
Já se antevia a possibilidade de expolorar o transporte de passageiros.